top of page

DEVO AVERBAR OU REGISTRAR MEU CONTRATO DE LOCAÇÃO?


venha descobrir se voce deve registrar ou averbar seu contrato de locação!
Averbar ou Registrar o contrato de locação de imovel?

Uma dúvida muito comum dos locatários, é em relação necessidade de realizar a averbação ou o registro de seu contrato de locação.


E para sanar essa dúvida, primeiramente e de suma importância constatar a finalidade da locação e os interesses do locatário para com o imóvel locado, pois tais informações nos guiarão para encontrar o ato que melhor atendera os objetivos do locatário.


Pois bem, se o locatário quiser fazer jus a locação por um determinado período de tempo, sem ter problemas como por exemplo, um aviso de desocupação ocasionado por uma venda do imóvel, o mesmo deverá registrar seu contrato de locação junto a matrícula do imóvel, para revestir-se legalmente do seu direito de vigência.


O embasamento jurídico para tal registro encontra-se expresso no artigo 8 da lei no 8.245/91 (Lei do Inquilinato) e no artigo 167, inciso I, alínea 3 da lei nº 6.015/73 (lei de registros públicos).


Agora, se o locatário tiver interesse na aquisição do imóvel locado em caso de uma possível alienação, deverá o mesmo averbar seu contrato de locação junto a matrícula do imóvel, para estar em plenitude com seu direito de preferência.


A fundamentação jurídica para tal ato, encontra-se presente no artigo 33 da lei no 8.245/91 e no artigo 167, inciso II, alínea 16 da lei nº 6.015/73.


Vale a pena ressaltar que, tanto a averbação quando o registro do contrato de locação deverão ser realizados no mesmo cartório de registro de imóveis no qual o imóvel objeto da locação encontra-se registrado, conforme determina o artigo 169, inciso III lei nº 6.015/73.


Gostou do conteúdo leitor?! Deixe seu gostei!!

Alguma duvida? Deixe seu comentário ou entre em contato.



Instagram: @vitor_fabri


Aproveite e leia os outros posts!!


Leia Também:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page