PROBLEMAS COM O IMÓVEL LOCADO

Atualizado: há 6 dias




Venha descobrir como resolver seus problemas com seu imóvel locado
Problemas com seu imóvel locado?

Sem dúvidas, um dos maiores problemas enfrentados por Locatários, é a presença de vícios/defeitos que os imóveis vêm a apresentar no decorrer da locação.


Na incidência e tais problemas, inicia-se também a discussão de ``a quem seria a responsabilidade de reparação? ´´; do locador, do Locatário ou da Imobiliária, nos casos em que mesma estiver presente no negócio?


A resposta é simples caro leitor, pois veja:


Segundo a lei do inquilinato, mais especificamente em seu artigo 22, será de responsabilidade/obrigação do Locador (legitimo proprietário), realizar os reparos no imóvel locado quando os vícios/defeitos apresentados pelo mesmo comprometerem a finalidade a que se destina (ex: moradia, comércio, etc.); o uso (ex: segurança, etc.) ou sua forma (ex: estrutura, arquitetura, etc.);


Após a constatação destes vícios/defeitos, o Locador deve ser notificado imediatamente, salvo, em nos casos em que o imóvel foi locado através de Imobiliária, onde a notificação deverá ser realizada a empresa, haja vista seu papel de intermédio entre Locador e Locatário.


O Locador tomando conhecimento dos vícios/defeitos, devera providencias os devidos reparos dentro do prazo estipulado na notificação. Se a execução dos reparos durarem por período maior que 10 dias, ficara o Locatário no direito de abatimento no valor do aluguel dos dias que excederem o período supracitado ou ainda ultrapassando 30 dias de execução dos reparos, poderá o Locatário rescindir o contrato de locação.


Porém, se após notificação a parte Locadora (Imobiliária/Locador) permanecer inerte, ficara o Locatário autorizado a realizar os reparos necessários, abatendo as despesas do valor dos aluguéis posteriores, ou se preferir, rescindir o contrato livre de quiser ônus contratuais.


Ante o exposto, vale ressaltar que, é recomendado realizar a notificação através de uma notificação extrajudicial, com envio por meio de correspondência com AR (aviso de recebimento), para melhor controle e maior segurança jurídica.


Gostou do conteúdo leitor?! Deixe seu gostei!!


Alguma duvida? Deixe seu comentário ou entre em contato.








Aproveite e leia os outros posts!!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo