top of page

NOTA PROMISSÓRIA


Venha saber tudo sobre nota promissoria e direito imobiliario!!
Nota Promissória VitorFabri.com.br

A nota promissória e um título de crédito que firma a promessa do pagamento de uma dívida a alguém, isto é, aquele que assina a nota promissória feita sobre os requisitos legais, obriga-se pagar o valor referente a nota a seu beneficiário em data estipulada, ou na sua ausência, entende-se como pagamento a vista.


Elaboração:

Por se tratar de um título de crédito de forma livre, a nota promissória permite uma maior liberdade na hora de sua elaboração e confecção, porém alguns requisitos legais têm de ser respeitados para garantir a validade da mesma.


Os requisitos obrigatórios são:

  • Deve se iniciar com o Título: ``NOTA PROMISSORIA´´;

  • A quantia certa e determinada do valor que o Emitente promete incondicionalmente a pagar ao Beneficiário;

  • Nome do Beneficiário;

  • Assinatura do Emitente;

  • Local e data da emissão e do pagamento.


Obs: Caso a Nota Promissória tratar-se de parcela, não se esqueça de colocar em forma fracionaria a numeração da parcela ao lado da quantidade de parcelas (por exemplo :1/10).


Confecção:

Reiterando que a Nota promissária tratasse de um título de credito de forma livre, no que tange a confecção não há qualquer exigência governamental quanto a quem pode confecciona-la, deixando o emitente desprendido de forma, podendo o mesmo confecciona-la como achar mais conveniente, como por exemplo, o emitente poderá:


  • Comprar Notas Promissórias ``prontas´´, em qualquer papelaria ou lojas do gênero, nas quais será necessário apenas o preencher dos dados e assinatura.

  • Fazer a mão, utilizando de papel e caneta;

  • Você pode fazer em qualquer editor de textos (ex: Word, Pages. etc) utilizando um computador, celular ou tablet, imprimir e assinar;

  • Fazer online, pois hoje existem diversos sites como por exemplo (Click Aqui ) onde após o preenchimento dos dados a Nota Promissória e gerada automaticamente, podendo o emitente imprimir e assiná-la.


Lembre-se: que caso a emissão da Nota promissória se dê por meio digital, também será admitida a assinatura digital da mesma.


Nota Promissória para pagamento de bens:

Quando a nota promissória é utilizada como forma de pagamento na aquisição de algum bem, ressalta-se a importância da determinação se a mesma se dará em caráter Pro Soluto ou Pro Solvendo, haja vista a peculiaridade de cada forma representa.


Para saber mais sobre Nota Promissória Pro soluto e Pro solvendo (Click Aqui).


Importante:

Não pode existir rasuras na Nota Promissória.


Em caso de não pagamento da Nota Promissória, e admitido Protesto ou até mesmo Ação judicial.


Modelo de Preenchimento de Nota Promissória:

modelo de nota promissoria para fins academicos
Modelo de Nota Promissória - vitorfabri.com.br

Gostou do conteúdo leitor?! Deixe seu gostei!!


Alguma duvida? Deixe seu comentário ou entre em contato.



Instagram: @vitor_fabri


Aproveite e leia os outros posts!!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page