top of page

GOLPE DO PIX

Atualizado: 5 de jun. de 2023


Caiu no golpe do PIX? Venha descobrir o que fazer!!


O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, lançado oficialmente em novembro de 2020, revolucionando, facilitando e agilizando as transações financeiras no país.


Ocorre que, tal avanço também vem trazendo novos problemas, haja vista, o fato de criminosos virem aplicando diversos golpes nos usuários do sistema, tais como: Phishing, Clonagem de chaves PIX, Interceptação de QR Code, Acesso não autorizado a dispositivos, etc.


E pelo fato de o sistema ser tão recente, a maioria das pessoas ainda não sabem como proceder caso caiam em alguma dessas fraudes.


Mas então, como proceder em caso de cair em algum golpe envolvendo o sistema PIX?


Pois bem, haja vista a quantidade considerável de golpes aplicado por meio do sistema, o Banco Central do Brasil desenvolveu dois mecanismos para lidar com tais problemas, sendo: O Bloqueio Cautelar e o MED – Mecanismo Especial de Devolução.



BLOQUEIO CAUTELAR:


O bloqueio cautelar é um mecanismo adotado pelo Branco Central para combater possíveis golpes, onde o próprio banco do golpista realiza o bloqueio ao identificar transações ou comportamentos que levantam suspeitas de irregularidades.


Identificando transações ou comportamentos suspeitos, o banco irá bloquear tais valores por até 72 horas, para fins de analise da licitude de tais transações, onde:


Sendo comprovado que tais valores decorrem de atividades ilícitas, o próprio banco realizara o estorno dos valores para as contas das vítimas;


Já no caso da comprovação que tais valores tem origem lícita, o banco irá realizar a liberação da conta e dos valores ao titular da conta.



MED – MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO:


O Mecanismo Especial de Devolução é uma funcionalidade criada para as vítimas de golpes realizadas dentro do sistema PIX, onde sera possível informarem ao seu banco de tal ocorrência, para que o mesmo entre em contato com o banco do golpista e solicite o bloqueio de tais valores.


No caso do Med, a análise de constatação do golpe poderá durar até 7 dias, e será de suma importância que a vítima colete e envie o máximo de provas possíveis.


Mas lembre-se, tais sistemas não serão permitidos para transferências errôneas, decorrentes de falta de atenção do usuário e/ou para desacordos comerciais.



PROCEDIMENTO:


Caso você caia em um golpe envolvendo o sistema PIX, o ideal será você seguir os seguintes passos:


1. Registre um Boletim de Ocorrências (Hoje e dia existe a possibilidade de que tal registro seja realizado eletronicamente através do site da polícia civil de seu estado)

2. Notifique a sua Instituição bancária o mais rápido possível por meio de: SAC, ouvidoria, App, etc.

3. Guarde Comprovantes e outros documentos que ajudaram a identificar tal golpe.

4. Aguarde o prazo de análise, onde sendo constatado a fraude o banco devolvera seu dinheiro.




Gostou do conteúdo leitor?! Deixe seu gostei!!

Alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato.

Aproveite e leia os outros posts!!





Commenti


bottom of page