top of page

ADVOCACIA EXTRAJUDICIAL


Bem-vindo ao futuro !!
Advocacia Extrajudicial - Vitor Fabri

Não é novidade para ninguém que a justiça brasileira se encontra estagnada, devido à grande demanda de processos quem vem sendo protocolizados todos os dias.


Essa numerosa quantidade de demandas judiciais, vem resultando em um gigantesco acúmulo de processos, o que fez com que os agentes e servidores públicos adotassem uma medida mais quantitativa para tentar solucionar o estado caótico do judiciário.


Contudo, tal escolha acaba por ser prejudicial aos processos, pois, os mesmos muitas vezes acabam por não receber a devida atenção e importância, gerando assim decisões completamente equivocadas, a cumprir metas, quando não, em desacordo com a própria legislação.


Baseado nisso o Novo Código de Processo Civil de 2015, assim como outras normas mais recentes e modernas, vem trazendo uma proposta de promover cada vez mais uma desjudicialização, através de mediações, conciliações entre inúmeros outros meios que agora podem ser resolvidos também no extrajudicial.


Então, ao invés de levar nossas demandas ao judiciário, ficando assim à mercê de entendimento de terceiros, porque não tentar uma solução completamente extrajudicial.


Observe sempre se existe a possibilidade de acordo entre as partes, de uma lide, pois a solução pela via extrajudicial, é bem mais célere, menos burocrática, menos estressante e ainda de bônus em sua maioria com um custo menor, comparado a um processo judicial.



Veja uma breve comparação entre a via judicial e extrajudicial:



Via Judicial

Via Extrajudicial

- Petição

- Deferimento / indeferimento do pedido

- Contestação

- Replica

- Sentença

- Apelação

- Contrarrazoes

- Acordão

- Recurso Ordinário ou Extraordinário

- Decisão STJ ou STF

- Processo retorna a o fórum do início do processo

- Se necessitar de liquidação de valores (iniciasse todas as fases novamente)

- Cumprimento de sentença

*(Linha do tempo de um processo comum)

- Notificação extrajudicial

- Reunião de acordo

- Acordo

- Elaboração de documento formalizando o acordo

- Assinatura das partes









*(Pode ser necessário mais que uma única reunião)

Pois bem, segundo o esquema acima foi de fácil contatação quão mais simples foi a resolução da mesma lide na via extrajudicial, pois enquanto em um processo judicial você demoraria em média 2 anos (com sorte) para resolver seu problema, na via extrajudicial em média 1 mês estaria tudo resolvido.


Para mais informações sobre, procure um advogado com foco na via extrajudicial de sua confiança.


Gostou do conteúdo leitor?! Deixe seu gostei!!


Alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato.



Instagram: @vitor_fabri


Aproveite e leia os outros posts!!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page